quinta-feira, novembro 21, 2024
29.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Vereadores querem saber quanto profissionais não receberam o piso em Vitória

André Moreira, Karla Coser e Vinícius Simões também querem saber o motivo do não pagamento

Os vereadores de Vitória Karla Coser (PT), André Moreira (Psol) e Vinicius Simões (Cidadania) vão solicitar à gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) a lista de profissionais da Enfermagem que não receberam o pagamento do piso da categoria, além de explicações sobre o porquê de não terem esse direito garantido. A iniciativa é uma deliberação da audiência pública Valorização da Enfermagem – Piso Salarial e Outras Questões, realizada nessa quinta-feira (21), na Câmara de Vitória.

O encaminhamento foi motivado pelo fato de que, durante a audiência, alguns trabalhadores afirmaram não terem recebido. Uma delas, inclusive, relata ter tido como resposta que ela não está registrada no Conselho Regional de Enfermagem (Coren/ES), o que não procede.

A audiência foi convocada pelos vereadores para discutir a questão do piso salarial, uma vez que foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 210/2023, de autoria do executivo, que o autoriza a repassar para a categoria somente o valor disponibilizado pela União para o pagamento do piso. A proposta foi rechaçada pela categoria, por descaracterizar o piso.
A Enfermagem contesta que a prefeitura não fará complementação, ou seja, não havendo recurso federal suficiente para pagar todos profissionais, parte deles não poderá usufruir do direito. Além disso, se opõe à determinação de que valores como hora extra não serão incorporados aos salários, portanto, não serão contabilizados para outros direitos e benefícios, inclusive previdenciários.
Além do piso, seria discutida na audiência pública a situação dos profissionais da Enfermagem aprovados no concurso de 2019, já que eles não têm sido convocados, pois a prefeitura prioriza as contratações temporárias. No entanto, diante da efervescência da temática do piso, aprovado na semana passada, a tônica da audiência foi a necessidade de mobilização dos trabalhadores para reverter a situação.
Karla, André e Vinícius Simões recordaram, repetidas vezes, a situação dos aposentados e pensionistas, já que depois de dois anos e oito meses da aprovação da reforma previdenciária e de uma luta incansável dos servidores, a Câmara aprovou, em 4 de setembro, por unanimidade, o projeto do executivo que altera as regras do desconto, que passa a incidir somente sobre quem recebe acima de cinco salários mínimos.
André destacou que a mobilização pode garantir modificações futuras na lei aprovada, seja por iniciativa do prefeito ou por pressão por parte da Câmara. Karla defendeu que o piso deve ser o salário inicial da carreira, caso contrário, não será possível corrigir se houver achatamento em qualquer tipo de progressão.
“Inspirada na luta dos aposentados, que não desistiram durante dois anos e oito meses, a gente acredita que essa maldade também pode ser revertida. Vocês são profissionais essenciais para que o serviço de saúde continue. Palmas não colocam comida na mesa, não enchem barriga”, disse a vereadora, referindo-se às homenagens feitas aos trabalhadores durante a pandemia da Covid-19. Vinícius também recordou essas homenagens. “Na pandemia a sociedade reconheceu a importância de vocês, mas não precisava de uma pandemia para isso”, disse.
Os trabalhadores também tiveram espaço de fala. O diretor jurídico do Sindicato dos Enfermeiros do Espírito Santo (Sindienfermeiros/ES), Antônio Onofre de Souza Oliveira, destacou que houve uma “desconfiguração do piso”, que acabo virando “teto”.

Uma auxiliar de Enfermagem, que se identificou como Jovelina, salientou que o piso é direito também da sociedade. “Nós trabalhamos para os munícipes de Vitória, para o SUS [Sistema Único de Saúde]. O fato de o profissional ser bem remunerado, sem preocupação de como ter que arcar com as contas, sem precisar trabalhar em mais de um lugar, pode impactar no atendimento”, defende.


Câmara de Vitória aprova projeto que descaracteriza piso da Enfermagem

PL do executivo não garante o piso para todos profissionais e não o incorpora ao salário, causando indignação na categoria


https://www.seculodiario.com.br/saude/camara-de-vitoria-aprova-projeto-de-lei-que-descaracteriza-piso-da-enfermagem

Mais Lidas