Campanha nacional começa na próxima segunda-feira para grupos prioritários. Estado recebeu 129,6 mil doses
Moradores de Vitória, Vila Velha e Serra, na região metropolitana, já podem se preparar para serem imunizados contra Covid-19 por meio das vacinas bivalentes da Pfizer. Os dois primeiros municípios abrirão agendamento online nesta sexta-feira (24). Na Serra, começou nesta quinta-feira (23), e Cariacica ainda não anunciou a medida. O Estado recebeu do Ministério da Saúde 129,6 mil doses.
Serão imunizadas, inicialmente, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, com 70 anos ou mais e imunocomprometidas, a partir de 12 anos. Além de pertencer ao grupo prioritário, a pessoa deve ter concluído, há pelo menos quatro meses, o esquema primário com outro imunizante. No caso dos imunossuprimidos, é obrigatório apresentar o laudo médico no momento da vacinação.
A expectativa da Secretaria da Saúde (Sesa) é que 320,8 mil capixabas pertencentes aos grupos prioritários da primeira fase da campanha para vacinação com doses bivalentes contra a Covid-19 possam ser imunizados. Segundo o órgão, a estimativa populacional dos grupos da primeira fase são 268,8 mil pessoas com 70 anos ou mais; 9, 8 mil vivendo em instituição de longa permanência; 23,5 mil imunocomprometidos (a partir de 12 anos) de idade; 10,9 mil indígenas (a partir de 12 anos); 249 ribeirinhos (a partir de 12 anos); 7,3 mil quilombolas (a partir de 12 anos).
Outros grupos
O calendário definido pelo Ministério da Saúde prevê que os demais grupos classificados como prioritários comecem a receber a dose bivalente como reforço em 6 de março, para pessoas de 60 a 69 anos; 20 de março, gestantes e puérperas; e 17 de abril, trabalhadores da saúde.
Pessoas com deficiência permanente (a partir 12 anos); população privada de liberdade (a partir de 12 anos); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade também estão incluídos no mesmo dia 17 de abril.