Após PM assassinar jovem em São Pedro, Conselho Estadual de Igualdade Racial cobra reunião com o governador
Diante do assassinato do jovem Welinton Dias Silva, de 24 anos, baleado pela Policia Militar (PM) na região da Grande São Pedro, em Vitória, na noite desse sábado (2), o Conselho Estadual de Igualdade Racial irá solicitar uma reunião com Renato Casagrande para tratar da questão da política de segurança pública. “A sociedade capixaba exige uma atitude do governador”, cobra a União de Negros e Negras pela Igualdade no Espírito Santo (Unegro/ES), que faz parte do Conselho, em suas redes sociais.
Um vídeo mostra o jovem parado na rua, quando chega um PM. Ao avistá-lo, o rapaz levanta os braços, mas mesmo sem demonstrar perigo algum, é baleado com dois tiros, à queima roupa. Posteriormente, aparece outro policial, quando o rapaz já estava caído no chão.
Wellington destaca que a política de segurança pública adotada pelo governo do Estado é “sem respeito aos direitos humanos”, “uma política de morte”, além de promover a “criminalização da pobreza, pois isso não acontece em áreas nobres”. Ele também defende a desmilitarização da PM, que de acordo com ele, “é treinada para a guerra, para ver o outro como inimigo”.