sexta-feira, novembro 15, 2024
21.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

CDP da Serra é alvo de tentativa de invasão na manhã desta segunda-feira

O Centro de Detenção Provisória (CDP) da Serra foi alvo de uma tentativa de invasão na manhã desta segunda-feira (16) por um homem armado que trocou tiros com inspetores penitenciários. O homem chegou ao CDP pelo mato e deu dois tiros para o alto antes de trocar tiros com os inspetores.

O inspetor que estava na portaria da unidade revidou os tiros e foi acompanhado de outro servidor que estava dentro da unidade. A tentativa de invasão aconteceu por volta das 9h30 desta segunda-feira, durante a troca de turnos dos inspetores. Mais de 20 tiros foram disparados durante a tentativa de invasão.

Quando perceberam que um homem armado atirava contra a unidade, os inspetores acionaram o Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes) e um helicóptero foi deslocado para a unidade. O atirador fugiu no momento da troca de tiros e não foi localizado pela Polícia Militar durante as buscas.

O Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) denuncia que não há como saber se havia mais pessoas na tentativa de invasão, já que as guaritas ficam vazias durante a noite. No plantão de domingo (15) para segunda-feira havia 12 inspetores na unidade, sendo seis armados. De acordo com a entidade, há momentos em que a unidade chega a ficar apenas com dois inspetores armados, já que outros saem em escolta.

Durante a tentativa de invasão, estavam assumindo os postos os 22 inspetores armados que trabalham em horário administrativo. A Portaria 074-S, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que obriga os servidores aprovados no concurso de 2012 a trabalhar apenas no horário administrativo, acaba por deixar as unidades vulneráveis durante a noite e nos fins de semana.

A suspeita do Sindaspes é que a invasão da unidade teria o objetivo de libertar internos.

Em setembro deste ano houve outra tentativa de invasão à unidade, em um domingo. Na ocasião, os inspetores que estavam na unidade avistaram um homem nos fundos da unidade, se esgueirando pelos buracos feitos em dois alambrados. Um inspetor que estava na torre viu o invasor, fez três disparos e depois acionou a sirene de alerta do presídio.

Depois do alarme, sete inspetores em designação temporária (DT) e cinco inspetores efetivos correram para frente da unidade. No local, eles avistaram dois carros. Os ocupantes dos veículos aceleraram em direção ao portão principal da unidade com a intenção de invadir o espaço e, neste momento, um inspetor efetuou disparos em direção aos carros que recuaram.

Os inspetores ainda avistaram um dos carros voltando para buscar o comparsa que tentou entrar por trás do presídio. A Polícia Militar foi acionada, mas os homens conseguiram fugir.

Mais Lidas