quinta-feira, novembro 14, 2024
22.7 C
Vitória
quinta-feira, novembro 14, 2024
quinta-feira, novembro 14, 2024

Leia Também:

Comando da PM muda oficiais para início das atividades de novas unidades

Mesmo diante de críticas por parte da Corporação, a cúpula da Segurança Pública no Espírito Santo dá seguimento à dita reestruturação na Polícia Militar. Nesta sexta-feira (10), terão início as atividades operacionais das três novas Companhias Independentes, além dos dois novos Comandos de Policiamento Ostensivo nas regiões serrana e noroeste e da Companhia Especial de Operações com Cães. As definições dos novos oficiais responsáveis pelas unidades saíram publicadas na edição do Diário Oficial dessa quinta-feira (9).
 
A Grande Vitória que antes tinha somente a 11ª Companhia Independente, com sede em Viana, agora terá a 12ª, 13ª e 14ª Cia Independente, localizadas em Jardim Camburi, Jabaeté e Feu Rosa, respectivamente, nos municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica. Foram nomeados como comandantes das respectivas Cias: o capitão Carlos Magno de Oliveira Silva, major Márcio Vieira Hollanda e o major Maximiliano Werneck de Souza.
 
Já a Companhia Independente de Missões Especiais (que substituirá o Batalhão de Missões Especiais, o BME, extinto assim como a Rotam) será comandada pelo major Marcelo Tavares de Souza. A unidade também vai mudar de endereço, saindo do lado do Quartel do Comando Geral (QCH), em Maruípe, para a antiga sede da Rotam, no bairro de Jardim América, Cariacica. Já a nova Companhia Especial de Operações com Cães, que ficará no QCG, e terá como comandante o Capitão Rafael Sant’Anna Reis.
 
No interior do Estado também terá novidades. A criação de dois comandos regionais que são o Comando de Polícia Ostensiva Noroeste e o Comando de Polícia Ostensiva Serrano, que ficarão sob a responsabilidade do tenente-coronel Marcelos Gonçalves de Assis e do tenente-coronel Arilson Marcelo Martinelli, respectivamente.
 
O Comando de Polícia Ostensiva Noroeste englobará o 2º, 8º e 11º Batalhão, totalizando dessa forma 21 municípios que são Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pinheiros, Boa Esperança, Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Nova Venécia, Alto Rio Novo, Pancas, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Mantenópolis, Barra de São Francisco e Águia Branca.
 
Já o Comando de Polícia Ostensiva Serrano ficará responsável pelo 14º Batalhão, 2ª, 6ª, e 8ª Companhia Independentes, num total de 18 municípios que são Brejetuba, Ibatiba, Iúna, Irupi, Ibitirama, Muniz Freire, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Itaguaçu, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.
 
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues, que assinou todas as portarias de designação, as reformulações já estavam sendo estudadas pelo Estado Maior Geral da corporação, negando qualquer tipo de perseguição aos envolvidos na paralisação da PM no Espírito Santo, que durou 22 dias em fevereiro. A dança das cadeiras na Polícia também envolveu comandantes de outras unidades e cargos na cúpula da Corporação – com destaque para a saída do ex-comandante-geral, coronel Laércio Oliveira, da função de chefe do Estado Maior, sendo rifado para a chefia da Diretoria de Comunicação Social da PM.

Mais Lidas