quinta-feira, novembro 14, 2024
22.1 C
Vitória
quinta-feira, novembro 14, 2024
quinta-feira, novembro 14, 2024

Leia Também:

Depois de medida impopular, Sesp reconsidera fechamento da delegacia de Alegre

Depois de tomar mais uma medida impopular, que prejudicou a população de dez municípios do sul do Estado, o que corresponde a cerca de 140 mil habitantes, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) admite rever o fechamento do plantão da 6ª Delegacia Regional, em Alegre, no sul do Estado. O plantão foi encerrado em 17 de agosto, menos de um ano depois de aberto.

O encerramento do plantão acabou por sobrecarregar ainda mais a 7ª Delegacia Regional, em Cachoeiro de Itapemirim, também no sul do Estado, que já era responsável por atender à demanda de cerca de 340 mil habitantes.

Em reunião com representantes da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), a delegada-chefe de Polícia, Gracimeri Gaviorno, e o secretário de Segurança, André Garcia, disseram que irão estudar a possibilidade de reativar o plantão, mas apenas nos fins de semana.

O presidente da subseção da OAB-ES em Alegre, Luiz Felipe Mantovaneli, disse que o objetivo era garantir o retorno do plantão, mas que a reativação das atividades no final de semana já ajuda a amenizar o problema.

Apesar da promessa, ainda a reativação do plantão aos fins de semana ainda não é certa.

A comunicação de encerramento do plantão foi feita por ofício enviado pela delegada-chefe ao secretário de Segurança. Na comunicação, a chefe de Polícia alega que um número elevado de servidores pediu exoneração e que um contingente expressivo de policiais se aposentou nos últimos anos, gerando a necessidade de otimizar o efetivo para atender ao grande número de plantões em delegacias.

Para o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol-ES), a chefe de Polícia descumpriu a legislação ao encerrar o plantão por ofício, já que ele foi criado por força da Lei 756/13, portanto, só poderia ter sido extinto por outra lei.

Os policiais questionaram a baixa demanda alegada para o fechamento do plantão. Um levantamento do Sindipol apontou que foram realizados 1.390 procedimentos nos plantões entre julho de 2015 e agosto de 2016, o que equivale a quase dez ocorrências por plantão, número superior ao divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Em razão da dificuldade em manter diversos plantões, inclusive em delegacias da Grande Vitória, em face da ausência de titulares e de outros servidores, a delegada-chefe informou o fechamento do plantão de Alegre, comunicando que as ocorrências da circunscrição devem ser encaminhadas pata o plantão da 7ª Delegacia Regional, em Cachoeiro de Itapemirim.

À imprensa, no entanto, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou que o plantão foi fechado por conta da baixa demanda e que a delegacia só atenderia de segunda-feira a sexta-feira, em horário de expediente.

Com informações da OAB-ES

Mais Lidas