quinta-feira, novembro 14, 2024
22.1 C
Vitória
quinta-feira, novembro 14, 2024
quinta-feira, novembro 14, 2024

Leia Também:

Duas escolas são arrombadas e assaltadas em Cariacica e Viana

Na madrugada desta sexta-feira (23), em uma distância de menos de 10 quilômetros, duas escolas foram furtadas nos municípios de Viana e Cariacica. As duas unidades – a de Viana é municipal, e a de Cariacica, estadual – não dispõem de vigilância patrimonial, o que as deixa mais vulneráveis.

Da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Itagiba Escobar foi levado um computador, um datashow, um amplificador e uma caixa de som. A escola, que já havia sido penalizada pelo corte linear de despesas, ficando sem internet e com turmas reduzidas, teve mais um golpe com o roubo dos equipamentos da sala de informática.

Outro corte tirou os vigilantes patrimoniais da escola, o que facilitou o roubo. Não se sabe se os equipamentos roubados serão repostos, nem em quanto tempo isso deve acontecer.

Já do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Calypio Siqueira Rocha, em Viana, foi levado um aparelho de TV. Assim como na unidade estadual de Cariacica, não há vigilante no Cmei e também não se sabe quando o equipamento roubado será reposto, nem se acontecerá esta reposição.

O corte na vigilância patrimonial foi um dos termos do pacote de contingência do governo estadual. Este corte atingiu também a vigilância em delegacias.

A falta de vigilantes provocou o arrombamento de unidades policiais. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Vitória, foi invadida duas vezes em menos de 15 dias em 2015.

Nos arrombamentos foram levados coletes balísticos, dois aparelhos de TV, armas e objetos pessoais dos policiais. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no bairro Jucutuquara, em Vitória, também foi arrombada em 2015 e foram levadas duas metralhadoras calibre .40, novas e na caixa; uma escopeta calibre .12; quatro coletes balísticos; e dois uniformes da Polícia Civil.

Mais Lidas