quinta-feira, novembro 14, 2024
22.7 C
Vitória
quinta-feira, novembro 14, 2024
quinta-feira, novembro 14, 2024

Leia Também:

Governo do Estado anuncia plano de reestruturação da Polícia Militar

O governo do Estado anunciou, na tarde desta quarta-feira (1º), as primeiras medidas do plano de reestruturação da Polícia Militar. Foi confirmada a extinção de batalhões especializados – BME e Rotam -, além da criação de três companhias independentes na Grande Vitória e dois comandos de policiamento ostensivo no interior do Estado. As medidas não teriam relação com a “greve velada” dos militares – que durou 22 dias –, de acordo com o secretário de Segurança Pública, André Garcia.

Mesmo sem relação alegada com o movimento de mulheres de PMs, as mudanças atingem os principais focos da insatisfação dentro da Corporação. Além da extinção do Batalhão de Missões Especiais (BME), cuja sede ficava próxima ao Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Maruípe, a nova Companhia Independente de Missões Especiais ficará sediada em Jardim América, no município de Cariacica. Neste ponto, André Garcia admitiu que houve uma “ruptura” na relação com a tropa e o governo já mira mudanças no curso de formação dos militares.

Já a criação de três companhias independentes mira uma reaproximação com a sociedade, resultando em um maior contingente de policiais nas ruas e o esboço do retorno da Polícia Interativa, que fazia parte do último plano de segurança pública no Estado – ainda no governo José Ignácio Ferreira. A 12ª, 13ª e 14ª Cia Independente ficarão localizadas em Jardim Camburi, Jabaeté e Feu Rosa, respectivamente, nos municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Outra reorganização operacional que será feita na Polícia Militar é que cada batalhão da Grande Vitória ganhará uma Cia Independente Tático Móvel. O comandante-geral da PM, coronel Nylton Rodrigues, afirmou que a mudança deve garantir maior eficiência, desburocratizando assim o uso da tropa. Já o secretário de Segurança Pública destacou a importância na descentralização no uso dessas forças táticas.

Novas companhias

A 12ª Companhia Independente contará com o efetivo de 221 policiais militares e atenderá toda parte continental da Capital, compreendida por 15 bairros: Aeroporto, Antônio Horório, Boa Vista, Goiabeiras, Jabour, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maria Ortiz, Mata da Praia, Morada de Camburi, Parque Industrial, Pontal de Camburi, República, Segurança do Lar e Solon Borges.

Já a 13ª Companhia Independente ficará responsável pelo policiamento nas regiões de Balneário Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Barramares, Cidade da Barra, Interlagos I, Interlagos II, João Goulart, Morada da Barra, Morada do Sol, Morro da Lagoa, Normilia da Cunha, Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta, Praia dos Recifes, Residencial Jabaete, Riviera da Barra, Santa Paula I, Santa Paula II, São Conrado, Terra Vermelha, Ulisses Guimarães, Vinte e Três de Maio, Xury e Zona Rural, totalizando assim 24 bairros com efetivo de 211 militares.

A 14ª Companhia Independente terá 263 policiais lotados nos bairros Alterosas, Bairro das Laranjeiras, Bairro Novo, Boa Vista II, Boulevard Lagoa, Castelândia, Conjunto Jacaraípe, Costa Dourada, Costabella, Enseada de Jacaraípe, Estância Monazitica, Feu Rosa, Jardim Atlântico, Lagoa de Jacaraípe, Manguinhos, Marbella, Nova Almeida, Centro, Nova Zelândia, Ourimar, Parque Jacaraípe, Parque Residencial Nova Almeida, Parque Santa Fé, Portal da Jacaraípe, Praia Bela, Praia da Baleia, Praia de Capuba, Parque das Gaivotas, Praiamar, Reis dos Magos, Residencial Jacaraípe, São Francisco, São João, São Patricio, São Pedro, Serramar e Vila Nova de Colares.

Mudanças no interior

No interior capixaba, a Polícia Militar ganhará dois comandos regionais que é o Comando de Polícia Ostensiva Noroeste e o Comando de Polícia Ostensiva Serrano. Atualmente, existem três comandos nas regiões Metropolitana, Norte e Sul.

O Comando de Polícia Ostensiva Noroeste englobará o 2º, 8º e 11º Batalhão, totalizando dessa forma 21 municípios que são Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pinheiros, Boa Esperança, Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Nova Venécia, Alto Rio Novo, Pancas, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Mantenópolis, Barra de São Francisco e Águia Branca.

Já o Comando de Polícia Ostensiva Serrano ficará responsável pelo 14º Batalhão, 2ª, 6ª, e 8ª Companhia Independentes, num total de 18 municípios que são Brejetuba, Ibatiba, Iúna, Irupi, Ibitirama, Muniz Freire, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Itaguaçu, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

O decreto com a reorganização da corporação foi assinado nesta quarta-feira pelo governador Paulo Hartung (PMDB) e será publicado no Diário Oficial dessa quinta-feira (2). As mudanças terão efeito a partir da nomeação dos oficiais responsáveis pelas novas unidades.

Mais Lidas