sexta-feira, setembro 20, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Mudança de endereço de delegacias compromete notificação de crimes

Apesar do aumento de crimes violentos em 2017 no Estado, a política de austeridade proposta pelo governo Paulo Hartung (PMDB) atinge diretamente a área de segurança pública, com o fechamento e transferência de delegacias. No município da Serra, o mais violento do Estado, quatro delegacias foram fechadas e transferidas para outros locais, a quilômetros de distância.

O fato aconteceu porque a prefeitura do município, no início deste ano, deixou de arcar com os aluguéis e o governo optou por transferir as delegacias para outras já existentes em vez de assumir as despesas de novas locações.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol-ES) as delegacias de Serra Sede, André Carloni e Novo Horizonte foram fechadas e realocadas provisoriamente nas unidades regionais de Jacaraípe em Laranjeiras. Já a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), que funcionava em uma casa em Laranjeiras, foi transferida para o prédio em que já funcionou o Departamento de Trânsito (Detran) no município, no bairro Jardim Carapina.

A delegacia de Jacaraípe registra aproximadamente 500 boletins de ocorrência por mês e é responsável por uma circunscrição que engloba  24 bairros, uma média de 150 mil habitantes. O efetivo é enxuto, contando com seis policiais, sendo um delegado, que respondia por Novo Horizonte, dois escrivães e três agentes e investigadores. Do total de ocorrências, aproximadamente 40 viram inquéritos e, em média, 350 aguardam investigação.

Já a delegacia de Novo Horizonte, que foi incorporada à de Jacaraípe, registra cerca de 450 boletins de ocorrência por mês e já tem aproximadamente 40 inquéritos instaurados e outros 450 aguardando investigação.

Apesar de atender a uma circunscrição de 31 bairros, com uma média de 150 mil habitantes, a delegacia de Novo Horizonte foi transferida para outra unidade a 15 km de distância dificultando o acesso da população às unidades, gerando a subnotificação e contribuindo para o aumento de crimes.

No caso da Deam, a mudança de endereço também provocou a redução no registro de ocorrências em virtude da dificuldade logística e do índice de crimes que ocorrem na região de Jardim Carapina.

Mais Lidas