Proposta de Emenda Constitucional cria a Polícia Científica, uma reivindicação antiga da categoria
Embora comemore o envio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 07/2022 para a Assembleia Legislativa, o Sindicato dos Peritos Oficiais do Espírito Santo (Sindiperitos) encaminhou ofício para os deputados Iriny Lopes (PT) e Fabrício Gandini (Cidadania) e para a Casa Civil, com sugestão de modificações. A PEC 07/2022, de autoria da gestão de Renato Casagrande (PSB), foi encaminhada nessa quarta-feira (14), e cria a Polícia Científica, uma reivindicação antiga dos peritos oficiais.
No ofício, o Sindiperitos recorda que já tramita na Casa de Leis a PEC 02/2022, de autoria dos dois deputados, que também trata da criação da Polícia Científica. A entidade afirma que, comparando as duas propostas, “os peritos verificaram algumas situações para as quais necessitam alteração e acréscimo”. Segundo o presidente da entidade, Tadeu Nicoletti, essas sugestões constam nas constituições dos outros estados. “Em algumas delas, ações que já fazemos, mas que a categoria acha que devem estar constitucionalmente garantidas”, acrescentou.
Tadeu Nicoletti explica que a PEC 7/2022 deverá ser apensada à PEC 2/2022, que já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia em junho, por unanimidade, e se encontra parada na Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado.

Peritos ameaçam paralisação e manifestações na próxima semana
