Demanda antiga da categoria, assinatura do contrato para elaboração do projeto ocorreu nesta segunda-feira
Uma das reivindicações dos peritos oficiais começa a sair do papel. Na manhã desta segunda-feira (8), o governador Renato Casagrande assinou o contrato para elaboração do projeto do Centro Integrado da Perícia Técnica e Científica da Polícia Civil. A demora do processo foi um dos fatores que deflagrou o estado de greve da categoria, em dezembro de 2020. “É algo que está se arrastando há tempo e fizemos várias manifestações. A gente espera que vá para frente”, diz o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Espírito Santo (Sindiperitos), Tadeu Nicoletti.
Tadeu recorda que a verba de cerca de R$ 40 milhões para a construção foi disponibilizada há cerca de 10 anos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante a assinatura, o projeto foi apresentado pela secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo. A iniciativa faz parte do programa Estado Presente. O prédio, em uma área de 8.500 m², cedida pela Prefeitura de Vitória, abrigará todos setores e departamentos que compõem a Polícia Técnica e Científica, como identificação, criminalística e medicina legal. A previsão de entrega do projeto é de seis meses, enquanto a construção da sede integrada deverá ter início em 2022.
Além de Nara Borgo, participaram da assinatura do contrato, transmitida pelas redes sociais do governador, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos); o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho; o delegado geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda; e o secretário estadual de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente, Álvaro Rogério Duboc Fajardo.
Tadeu questiona a ausência de um representante da perícia. “Não tinha representante da perícia. Tinha três delegados. Aí já se vê o desprestígio com o qual o governo do Estado trata a perícia. Deveria ter a presença do superintendente da Polícia Técnica e Científica”, destaca.
Ele salienta que a área para a construção do prédio, localizada na Avenida Fernando Ferrari, foi cedida pela Prefeitura de Vitória após mobilização do Sindiperitos. A obra seria feita próximo à Universidade de Vila Velha (UVV), local considerado de difícil acesso para a população.
Concurso
O diálogo entre o governo do Estado e os peritos havia sido paralisado em março de 2020, quando teve início a pandemia do coronavírus. A retomada aconteceu após os peritos decidirem, em assembleia, entrar em estado de greve e fazer manifestações. Agora, conforme relatado por Tadeu, o diálogo foi paralisado novamente.
Após manifestação, Governo do Estado marca reunião com peritos
Governo do Estado retoma diálogo com peritos oficiais
https://www.seculodiario.com.br/seguranca/governo-do-estado-retoma-dialogo-com-peritos-oficiais