Se governo não se pronunciar até segunda sobre demandas, peritos ameaçam entregar cargos de chefias
Quem passou pela Avenida Reta da Penha, em Vitória, na manhã desta quarta-feira (9), se deparou com um caixão incendiado em meio a uma manifestação. Tratou-se de um ato dos peritos, após a realização de uma assembleia em frente ao Departamento Médico Legal (DML), em Santa Luíza. “É um protesto contra a morte da Perícia no Espírito Santo”, disparou o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Espírito Santo (Sindiperitos), Tadeu Nicoletti. Os servidores também ameaçam entregar os cargos de chefia.
A realização da assembleia foi deliberada após o anúncio de reajuste de 6% para todos os servidores públicos estaduais, mais 4% para o pessoal da área de segurança pública, totalizando 10%, conforme informado pelo governador Renato Casagrande (PSB) em 31 de janeiro.
Na ocasião, Tadeu afirmou que os trabalhadores receberam com surpresa o anúncio, uma vez que as negociações para que o salário dos peritos chegasse, pelo menos, mais próximo da média nacional, estavam sendo feitas junto à Secretaria da Casa Civil (SCV) e à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). “Nem resposta tivemos das nossas negociações, todo mundo se sentiu feito de ‘moleque”, criticou.
Além disso, a categoria dará início a uma série de manifestações de rua. A primeira será na terça-feira (15), em frente ao Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. Eles também realizarão manifestações nas inaugurações do Sistema de Informatização da Identificação Civil Criminal e do Sistema de Comparação Balística. Ao todo, relata Tadeu, são 10 inaugurações, mas sem data anunciada. A estimativa é de que a primeira seja ainda em fevereiro.
Na última sexta-feira (4), o Grupo de Trabalho (GT) para proposta de autonomia concluiu suas atividades. Agora, o próximo passo é apresentar as ideias de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e de Lei Complementar para o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Ramalho. A previsão é de que isso seja feito ainda nesta semana.