quinta-feira, novembro 14, 2024
22.7 C
Vitória
quinta-feira, novembro 14, 2024
quinta-feira, novembro 14, 2024

Leia Também:

Protocolo Fantasma cumpre mandados de prisão contra ex-assessora de Manato e policial

A Operação Protocolo Fantasma cumpriu mais dois mandados de prisão nesta quinta-feira (23). Os mandados da 4ª Vara Criminal de Vitória foram cumpridos contra o policial militar João Marcos Malta de Aguiar e Izabela Renata Andrade, que era assessora do deputado federal Carlos Manato (SD). O parlamentar demitiu a funcionária durante a paralisação da PM para cessar a polêmica de que Izabela estaria envolvida politicamente na articulação do movimento de mulheres que paralisou a PM por 22 dias. 

Na segunda-feira (21), a operação realizada pelo Grupo de Atenção Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estadual (MPES), com apoio da Corregedoria da PM, cumpriu quatro mandados de prisão. Um dos detidos foi justamente o ex-cabo PM Walter Matias Lopes, que é casado com Izabela. O ex-policial e outras três pessoas presas, segundo o Gaeco, estariam planejando uma nova paralisação da PM. 

 
Segundo as investigações, o soldado João Marcos, na noite do dia 19, véspera da deflagração da operação, teria transmitido, em grupos fechado de militares de trocas de mensagens nas redes sociais, informações detalhadas sobre o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão que ocorreriam na segunda-feira (20). Isso, segundo o Gaeco, teria permitido que vários dos investigados ocultassem provas que seriam importantes à investigação.
 
Ainda, de acordo com o Gaeco, na data da operação foi registrado, com autorização judicial, diálogo telefônico em que Izabela, teria informado a um policial militar que conseguiu ocultar o celular de seu marido e que estava apagando os dados armazenados.
 
As investigações apontaram que ambos agiram de forma “atentatória à administração da Justiça, prejudicando a coleta de provas que seriam usadas nas investigações.
 
Os mandados de prisão cumpridos até agora, todos temporários, têm prazo de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas de Izabela e do PM e em outros endereços. Ao todo, foram expedidos até o momento 26 mandados de busca a apreensão. 

Mais Lidas