sexta-feira, setembro 20, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Sucateada, Delegacia de Cariacica-Sede é arrombada e furtada

A insegurança provocada pela política de austeridade do governo do Estado, expressa em cortes lineares em todas as áreas, ficou comprovada nesta quinta-feira (16), com o arrombamento da Delegacia de Cariacica Sede. A unidade, que funciona somente em horário comercial, não tem segurança patrimonial e está instalada em um imóvel antigo.

De acordo com informações do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol-ES), este é o quarto caso de invasão a unidades policiais em 2017.

No local do arrombamento foi encontrado um pé-de-cabra, que indica que o instrumento foi usado no arrombamento. Os diretores do sindicato, que foram à unidade depois do crime, constataram que as paredes são de areia, o que pode ter facilitado o arrombamento.

Os criminosos levaram uma televisão e um aparelho de DVD, mas ainda não se sabe se armas e drogas foram levadas, já que um armário que guarda os objetos e as substâncias também foi arrombado. A perícia vai apontar se foram roubados.

A unidade atende uma circunscrição que abrange 74 bairros de Cariacica e é considerada uma das delegacias mais movimentadas do Estado. Apesar disso, as condições físicas são precárias, com mofo e infiltrações nas paredes.

A unidade registra 270 boletins de ocorrência por mês e uma média de 447 inquéritos investigados. No entanto, só tem um delegado, um escrivão e três investigadores, além de duas viaturas, sendo uma caracterizada e uma descaracterizada, em péssimas condições.

Este é o quarto caso de arrombamento de delegacias em 2017. Em abril, a Delegacia de Santo Antônio, em Vitória, foi arrombada e foram levadas algemas, munição e um monitor.

Já em agosto, houve arrombamentos em duas unidades, sendo que a Delegacia Regional de Vila Velha foi invadida mais de uma vez. Em uma das ocasiões, os criminosos levaram R$ 40 mil em dinheiro, fruto de apreensões e pagamento de fianças; além de mais de 20 armas. No mesmo mês, a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) também foi invadida.

Mais Lidas