Demanda é antiga e foi reforçada após um homem quebrar a porta da sede da PM com uma motosserra nessa quinta
O vereador Antônio Marcos Bonifácio de Souza, o Antônio da Saúde (Cidadania), de Brejetuba, na região serrana, solicitou ao secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Marcio Celante Weolffel, que providencie reforço de efetivo policial Militar e Civil no município. O pedido foi feito nesta sexta-feira (18), no dia seguinte à prisão de um homem que quebrou com uma motosserra a porta da sede da PM, no centro da cidade.
Apesar do episódio esdrúxulo que antecedeu o pedido formal – o homem foi preso pouco depois, em flagrante, por uma equipe policial de Ibatiba, já que os policiais de Brejetuba estavam em uma outra ocorrência –, o vereador explica que a demanda por reforço policial é antiga.
O efetivo militar, informa, foi reduzido quase pela metade na última década e a Delegacia de Polícia Civil não atende a flagrantes e operações de conduções de presos, serviço que precisa ser feito em Venda Nova do Imigrante.
“Brejetuba é o maior produtor de café do Estado. Temos agências bancárias e circula muito dinheiro aqui. Veja o que aconteceu recentemente em Santa Leopoldina. Se a bandidagem pesquisar, vamos ter em breve problemas mais sérios. Já temos muito casos de homicídio e roubos nos comércios. A população está com medo e pede ajuda”, relata Antônio da Saúde.
A maioria dos criminosos, ressalta, é oriunda de outros estados, já que, a colheita anual do café atrai um número grande de trabalhadores temporários, vindos principalmente da Bahia, como é o caso do autor da ocorrência com a motosserra. “São duas a três mil pessoas que chegam todo ano e muitos acabam ficando por aqui, havendo muitos casos de alcoolismo”, relata.
No ofício, o vereador pede também que sejam instaladas “câmeras inteligentes de videomonitoramento de alta resolução nas entradas e saídas da sede do município, para que possam auxiliar na identificação de veículos suspeitos e pessoas que tem causado desordem na cidade”.