sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Agentes de suporte educacional sinalizam deflagração de greve

Diante a falta de diálogo da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), os agentes de suporte educacional (ASE) realizaram uma assembleia em que ratificaram a pauta da categoria e sinalizaram a possibilidade de deliberarem por greve em caso de não atendimento por parte do governo às demandas apresentadas.

Dentre os pontos discutidos estão a definição de qual calendário será seguido pelos ASEs, se o escolar ou dos servidores para efeito de feriados e pontos facultativos; cumprimento da resolução que determina necessidade de nível superior para secretário escolar; e revisão geral anual.

Conforme determina a lei de greve estadual, ao protocolar a pauta, o governo tem dez dias para iniciar uma negociação efetiva e até 30 dias para atender as demandas dos servidores, caso não cumpra, os profissionais podem decretar greve.

O cargo de agente de suporte educacional vem sendo paulatinamente extinto dos quadros da Sedu para a contratação em designação temporária de auxiliares de secretaria escolar por meio de processo seletivo. Recentemente, o Estado abriu processo seletivo simplificado para a contratação de 2,2 mil auxiliares de secretaria.

O último concurso para contratação de ASEs foi realizado em 2010, mas o certame expirou em 2014, o que demandaria a realização de novo concurso, mas o Estado posterga. A realização do concurso é necessária para substituir o loteamento nas secretarias escolares feito por deputados estaduais, que colocam aliados políticos e cabos eleitorais nas secretarias.

Mais Lidas