sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Bancários aprovam a devolução do imposto sindical aos filiados

Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (1) os bancários do Estado decidiram pela devolução, aos filiados do Sindicato dos Bancários do Estado (Sndibancários-ES), da parcela do imposto sindical arrecadado pela entidade. Esta parcela corresponde a 60% do imposto sindical e poderá ser devolvida a partir de 2017 mediante solicitação dos trabalhadores.

A proposta de devolução e parte do imposto sindical foi do próprio Sindibancários. A entidade considera que esse imposto – cria em 1939, durante a Era Vargas – surgiu para atender às elites econômicas e patronais da época, na tentativa de “domesticar” um sindicalismo combativo, direcionando ao assistencialismo.

No entendimento do sindicato, o novo sindicalismo já nasce defendendo a autonomia e a autosustentação das lutas.

A assembleia decidiu que os bancários que poderão solicitar a devolução do imposto devem se sindicalizar até o dia 31 de dezembro de 2016.

Este imposto se refere a um dia de trabalho descontado de todo o trabalhador assalariado, independentemente de sindicalização. O desconto é feito todo ano no mês de março e, de acordo com a lei, 60% do imposto vai para os sindicatos, 15% para as federações, 5% para as confederações, 10% para as centrais sindicais e 10% para o Ministério do Trabalho, na Conta Especial Emprego e Salário. 

Mais Lidas