sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Bancos fecharam quase 6 mil postos de trabalho nos cinco primeiros meses de 2016

Nos primeiros cinco meses do ano os bancos fecharam 5.998 postos de trabalho, o que corresponde ao dobro em relação ao mesmo período de 2016, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. No período, houve contratação de 9.050 e desligamento de 15.048 bancários.

Do total de postos de trabalho fechados, 23% correspondem ao desligamento operacionalizado pela Caixa Econômica Federal. O número de postos extintos chega a 1.368 e diz respeito ao Programa de Apoio à Aposentadoria (PAA) da instituição, o que sobrecarrega o trabalho dos bancários nas agências, de acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES).

A situação também é alarmante nas instituições de operação múltipla, como o Banco do Brasil, Santander, Bradesco, HSBC e Itaú. Nessas instituições, houve corte 4.637 vagas, 77% do número aferido.

Um fator preponderante tanto nos bancos públicos quanto nos privados, apontam os diretores, é a preparação do terreno para a implantação irrestrita de servidores terceirizados nos bancos. Para o diretor do Sindibancários, Fabrício Coelho, a questão é intensa no Bradesco, que vem enxugando sistematicamente o número de funcionários contando com a aprovação no Congresso e a sanção presidencial da Lei da Terceirização.

Mais Lidas