sexta-feira, setembro 20, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Bandes pretende reduzir quadro de funcionários com Plano de Demissão Incentivada

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) vai implementar até o final deste ano um Programa de Demissão Incentivada (PDI) para os empregados. Apesar de beneficiar os bancários já aposentados e que desejam sair do banco, o PDI faz parte de uma política de redução do quadro pessoal do banco, intensificando o déficit de funcionários já existente.

De acordo com o presidente do Bandes, Aroldo Natal, o banco tem hoje 193 empregados e a proposta é cortar cerca de 40 desses cargos. Em Campanha Salarial por melhores condições de trabalho, os bancários do Bandes também lutam pela contratação de mais empregados.

“Com a saída desses 40 funcionários, certamente vai haver uma concentração maior de trabalho por empregado, gerando sobrecarga e piorando as condições de trabalho. Isso é muito preocupante, uma vez que o Bandes, em comparação com outros bancos, ainda consegue manter um ambiente de trabalho menos adoecedor para seus empregados. Não queremos que isso se agrave. O banco deve garantir a imediata reposição desses quadros através de concurso público, para que as demissões não afetem o cotidiano dos bancários e bancárias”, diz Ivaldo Albano, diretor do Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) e empregado do Bandes.

Negociação

Em negociação com os empregados na última quinta-feira (15), o Bandes apresentou proposta insuficiente aos trabalhadores.

A proposta do Bandes não considerou a minuta específica do banco, como a revisão do Plano de Carreiras e garantiu apenas o cumprimento do acordo da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, também na última quinta-feira, terminou sem acordo pelo fato de os empresários não terem levado proposta nova para a mesa. Além disso, não foi remarcada nova negociação.

Mais Lidas