No concurso foram classificados 14.411 candidatos, distribuídos entre técnico bancário (11.968 pessoas), técnico de segurança do trabalho (534), analista econômico-financeiro (1.231), analista de tecnologia da informação – suporte e infraestrutura (261), analista de tecnologia da informação – desenvolvimento de sistemas (403) e médico do trabalho (14).
Em dezembro de 2015, houve a convocação de 39 técnicos bancários, 15 analistas de tecnologia da informação e dois analistas econômico-financeiros. Já em 27 de abril houve a convocação de outros 13 aprovados no certame.
Com a iminência do vencimento do concurso, o Sindibancários passou a pressionar o banco para que realizasse as nomeações e prorrogasse o prazo de validade.
Em dezembro do ano passado, os trabalhadores do banco realizaram manifestações, inclusive com o envio de ofício por parte do sindicato cobrando novas contratações.
Em abril deste ano, a nomeação foi feita um dia após uma reunião do Sindibancários com o gerente de recursos humanos do Banestes, Flávio Diesel, e o diretor administrativo, Bruno Villas.
Os bancários do Banestes estão sobrecarregados, tanto nas agências da Grande Vitória quanto no interior do Estado. Esta sobrecarga adoece os trabalhadores e prejudica também o atendimento ao público.
Em algumas unidades, bancários cumprem mais de uma função por conta do baixo número de funcionários.