quinta-feira, dezembro 26, 2024
25.5 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Categorias de trabalhadores se organizam para greve geral desta sexta-feira

A greve geral marcada para esta sexta-feira (30) deve seguir a mesma linha da anterior, ocorrida no dia 28 de abril. A greve contra a retirada e direitos expressa principalmente na Reforma Trabalhista – Projeto de Lei 38/2017 – e na Reforma Previdenciária – Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 – é articulada nacionalmente e, na Grande Vitória estão planejados piquetes em pontos estratégicos.

As articulações dos participantes devem ter início antes das 6 horas desta sexta-feira, com o manifestações em diversos pontos Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica. Das manifestações pontuais, os participantes seguirão para a Assembleia Legislativa onde, ao meio-dia, haverá um ato público.

Antecipando-se à retaliação dos bancos por conta da greve geral, o Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) garantiu na Justiça o direito dos bancários da Caixa Econômica Federal e do Bradesco de aderirem à greve sem corte no salário.

Na liminar concedida pela juíza substituta da 1ª Vara do Trabalho de Vitória, Rosaly Stange Azevedo, os empregados da Caixa não podem ter registro de falta não justificada no sistema de ponto eletrônico. O banco  também não poderá descontar o dia não trabalhado, bem como impor os reflexos no sábado e no domingo subsequentes. A Caixa está, ainda, impedida de lançar essa ausência como falta na ficha funcional e financeira dos trabalhadores. Se não cumprir a liminar, a multa diária será de R$ 500,00 por trabalhador atingido.

A liminar favorável aos bancários do Bradesco foi dada pelo juíza da 9ª Vara do Trabalho de Vitória, Germana de Morelo. Ela também proibiu o banco de efetuar desconto na remuneração de quem fizer greve, bem como lançar a ausência como falta na ficha funcional e financeira dos trabalhadores. A multa em caso de descumprimento é de R$ 1mil por trabalhador.

Com informações do Sindibancários-ES

Mais Lidas