Ao contrário da antiga delegacia, a nova unidade funciona em um espaço amplo, climatizado e em condições de atender bem à população. O local tem quatro salas, cozinha, banheiros masculino e feminino, duas celas, alojamentos e um local para atendimento a polícia militar.
Apesar de funcionar em nova estrutura, a delegacia ainda tem baixo efetivo de policiais civis. A unidade tinha cinco policiais, mas dois deixaram a delegacia e não foram substituídos. Dos três policiais que restaram, dois são investigadores e uma é escrivã, que já estão na iminência de aposentadoria, por isso há a necessidade de recomposição.
Precariedade
A delegacia de Alfredo Chaves funcionava em local precário, rachaduras, infiltrações e mofo nas paredes. O imóvel era antigo e há anos não passava por manutenção.
A rede elétrica estava comprometida e os extintores de incêndio tinham a validade vencida. No pátio da delegacia, o estacionamento das viaturas estava abandonado, coberto por mato, o que propiciava o aparecimento de insetos e roedores.