sábado, setembro 21, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Eleição no Sindialimentação reconduz atual diretoria da entidade ao posto

A eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Alimentação do Estado (Sindialimentação-ES) reconduziu à direção a atual diretoria da entidade. A apuração dos votos dos trabalhadores foi encerrada na madrugada desta sexta-feira (10) e apontou vitória da Chapa 1 – Consciente por 73,4% dos votos. A Chapa 2 – Renovação e Transparência teve 26,5% dos votos dos trabalhadores.

Esta foi a primeira eleição em oito anos em que houve chapa concorrente no Sindialimentação e também a segunda vez em que há oposição no pleito. No total, foram 844 votos válidos. 

Apesar de ter representantes que já atuam na diretoria do Sindialimentação, houve renovação de 70% na Chapa 1, restando 30% de diretores com mais experiência na entidade.

O sindicato passou para a mão dos trabalhadores em 1986, quando um movimento nacional conferiu representatividade aos funcionários das empresas. Até aquele momento, o sindicato era mero prestador de serviços e não uma entidade representativa. A atuação do Sindialimentação é estadual e representa majoritariamente trabalhadores das empresas de alimentos e bebidas, com destaque para a Leão Alimentos (Coca-Cola) e Chocolates Garoto.

A chapa de oposição era encabeçada por Anadelso Pereira (PTN), que é vereador de Vila Velha, funcionário da Garoto e também havia feito oposição há oito anos. Já a chapa eleita pelos trabalhadores é encabeçada pela atual coordenadora-geral da entidade, Linda Moraes.

A chapa de oposição era considerada como inclinada à direita, em contraponto à atual diretoria e à orientação atual do sindicato, que é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Mais Lidas