quarta-feira, fevereiro 5, 2025
24.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Em assembleia, bancários decidem pelo fim da greve

Os bancários do Estado votaram pela suspensão da greve da categoria, iniciada na última segunda-feira (29), em assembleia realizada no Centro Sindical dos Bancários na noite desta segunda-feira (6). A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi aceita pela maioria dos bancários reunidos. Nesta terça-feira (7) as agências bancárias de todo o Estado serão reabertas. 
 
A proposta da Fenaban eleva de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) o índice de reajuste nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição.   
 
Comando Nacional dos Bancários, por decisão da maioria, orientou a aprovação da proposta. Já coordenador geral do Sindicato dos Bancários do Estado (Sindbancários-ES), Carlos Pereira de Araújo, o Carlão, que representa a Intersindical no Comando Nacional da categoria, votou pela rejeição.
 
“Tivemos alguns avanços na pauta econômica, mas demais eixos ficaram de fora, como o combate às metas e ao assédio moral, igualdade de oportunidades e a garantia do emprego, fim da rotatividade e mais contratações. Fizemos um movimento nacional que não é só por salário, mas por dignidade e melhores condições de trabalho, e essas questões não foram atendidas, por isso votamos contra a proposta”, argumenta Carlão.
 
Em relação às propostas específicas dos bancos públicos federais, Carlão diz que também ficaram aquém do esperado. “Nas negociações específicas não tivemos avanços em pontos fundamentais, como isonomia, fim da lateralidade e contratação de mais empregados. Além disso, o governo deu tratamento diferenciado para Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal”.

Mais Lidas