Um acidente matou um petroleiro, em Linhares (norte do Estado), nessa quinta-feira (18). O trabalhador Sidnei Vieira Messias, de 44 anos, atuava como operador de sonda terceirizado da empresa Tuscany, que presta serviços à Unidade Operacional da Petrobras no município.
O acidente ocorreu na sonda 128, às 3h20 de quinta-feira, quando o trabalhador executava uma manobra de descida em uma coluna de perfuração e foi atingido por um estabilizador de aproximadamente 9 metros de comprimento, pesando uma tonelada.
A queda atingiu o trabalhador no tórax causando fratura nas costelas que perfuraram o pulmão. O trabalhador acidentado recebeu os primeiros socorros no Hospital de Linhares e, logo depois foi transferido de helicóptero, para Vitória, mas não resistiu às fraturas e morreu.
De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do Estado (Sindipetro), Paulo Rony Viana, ainda na tarde desta sexta-feira (19), uma comissão com a representação da entidade vai realizar uma apuração sobre as circunstâncias em que se deu o acidente. O objetivo é verificar se o acidente foi causado por uma falha de operação.
Segundo o sindicalista, em todo o País ocorre uma média de um acidente a cada 20 dias. No Estado o último acidente fatal ocorreu em 2009, na plataforma P-34, quando um trabalhador da empresa UTC Engenharia, que prestava serviços à Petrobras morreu após uma explosão provocada por falha de uma válvula de bloqueio na plataforma em operação no campo de Jubarte, no litoral sul do Estado.