sábado, setembro 21, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Funcionários da Caixa fazem protesto por novas contratações

Os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) fazem um protesto nesta quinta-feira (6) em dois municípios da Grande Vitória. Em Vila Velha, o ato acontece às 8 horas, em frente à agência da Caixa da avenida Champagnat. Na Capital, a manifestação ocorre às 14 horas, na agência da Praia do Canto. O protesto ocorre simultaneamente em outras capitais brasileiras. A pauta é a mesma: “Mais empregados para a Caixa, mais Caixa para o Brasil”.
 
Nas negociações do dia 22 último, segundo os bancários, a Caixa frustrou a representação dos trabalhadores ao não apresentar uma estratégia de como serão repostas as vagas dos empregados que saíram da empresa através do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA), que somam cerca de três mil funcionários. 
 
O posicionamento do banco reforça a necessidade de os empregados intensificarem as mobilizações por mais contratações. A solução para a reposição dos aposentados seria a contratação imediata dos aprovados no concurso de 2014. Em todo o Brasil, mais de 1,2 milhão fizeram o concurso, mas pouquíssimos candidatos foram contratados. No Espírito Santo, cerca de 600 foram aprovados, mas apenas 41 admitidos. 
 
A falta de empregados é uma realidade em todas as unidades da Caixa. Os trabalhadores reclamam da sobrecarga de trabalho, que provoca doenças, além de prejudicar o atendimento. No final de 2014, a Caixa tinha 101 mil empregados, mas este ano, com o Plano de Apoio à Aposentadoria (PPA), quase três mil trabalhadores deixaram o banco.
 
No Espírito Santo foram 107 desligamentos através do PAA. Enquanto isso, 605 concursados aguardam a convocação nos polos do banco em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Vitória. Do último concurso, cuja validade terminaria neste mês, mas foi prorrogada até julho de 2016.
 
A Caixa tem mais de 80 milhões de correntistas e poupadores. A Caixa é o banco exclusivo do governo federal para os pagamentos do Bolsa Família, seguro-desemprego, PIS, abono salarial e as aposentadorias e pensões do INSS. Em média, no país, cada agência tem 17 trabalhadores. No Espírito Santo essa média cai para oito empregados.
 
Embora os dados apontem que a proporção de funcionários esteja muito aquém à demanda de atendimento, a Caixa parece não dar sinais de que fará novas admissões. 
 
Os resultados da Caixa, a exemplo de outros bancos brasileiros que tiveram lucros altíssimos apesar da crise, mostram que a saúde financeira do banco permite novas contratações. No ano passado, foram R$ 6,7 bilhões de lucro líquido. Só entre janeiro e março de 2015, mais de R$ 1,5 bilhão. 

Mais Lidas