sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Gestores da Caixa burlam norma do banco e impedem bancários de trabalharem no dia 31 de dezembro

Os bancários da Caixa Econômica Federal que foram impedidos de optar por trabalhar ou não na última quinta-feira (31) devem ter as quatro horas abonadas, e não compensadas, conforme informa o Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES).

Gestores de algumas unidades da Caixa burlaram as orientações do banco previstas no Manual Normativo (MN) RH035 e obrigaram os empregados a não trabalharem no último dia de 2015, gerando horas negativas a serem compensadas.

De acordo com as orientações enviadas pela Caixa no dia 11 de dezembro, a jornada de trabalho nos dias 24 e 31 de dezembro seria de quatro horas, sendo abonadas as duas horas restantes. Além disso, conforme a MN RH035, no dia 31 o bancário teria a opção de trabalhar durante as quatro horas ou ter essas horas negativas no banco.

“Em algumas agências os empregados foram todos dispensados arbitrariamente e agora estão com horas negativas no Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon). Os gestores que impuseram essa condição agiram estrategicamente para que, depois, os bancários ficassem à disposição das unidades, já que há uma redução drástica da dotação orçamentária para horas extras. Além de descumprir uma norma do banco, gerando irregularidades, essa atitude foi uma falta de respeito com os bancários, que não foram sequer ouvidos”, destaca a diretora do Sindibancários, Renata Garcia.

Mais Lidas