sábado, setembro 21, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Greve dos servidores da Saúde de Vitória começa com manifestação

A greve dos servidores da Saúde de Vitória teve início na manhã desta segunda-feira (29), com uma manifestação dos trabalhadores na Avenida Beira Mar. As unidades de saúde da Capital garantem 30% do atendimento à população. Os trabalhadores pleiteiam a recomposição das perdas inflacionárias. 
 
Os trabalhadores pedem 12% de recomposição, mas a prefeitura, além de não aceitar, não apresenta contraproposta. Para o Sindicato dos Servidores Municipais da Saúde de Vitória (Sismusv), a recomposição inflacionária para os servidores é inadiável, já que os salários estão defasados. Os vencimentos dos trabalhadores estão congelados por conta dos sucessivos anos sem reajuste e recomposição.
 
Além da recomposição, os servidores também reivindicam revisão do valor do auxílio-alimentação proporcional à carga horária; revogação do desconto no pagamento do último Índice de Desempenho Variável (IDV) sobre afastamentos legais que são direitos garantidos em lei; e melhoria das condições e relações de trabalho na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 
 
O IDV é vinculado ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade do Serviço de Saúde do Município de Vitória (PMAQ/Vitória) e estava sendo pago corretamente até julho de 2015. No entanto, houve cortes no IDV/PMAQ, que só foram avisados aos servidores três dias antes do pagamento. A mesa de negociação só foi comunicada dos cortes do IDV em agosto de 2014.

Mais Lidas