sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Greve na Cesan: trabalhadores decidem permanecer parados

Os trabalhadores da Companhia Espírito Santense de Abastecimento (Cesan) decidiram, em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (1), pela manutenção da greve deflagrada em 18 de agosto. A assembleia foi marcada para esta terça porque o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado (Sindaema) acreditava em uma decisão negociada com a empresa pública. 
 
A negociação não aconteceu, por isso, os trabalhadores decidiram continuar parados. Uma nova assembleia dos trabalhadores está pré-agendada para a próxima sexta-feira (4)  em horário e local ainda a serem definidos. 
 
A última audiência de conciliação foi realizada no Tribunal Regional do Trabalho no Estado (TRT-ES) no dia 24 de agosto. Na ocasião o advogado da empresa pública afirmou não existir nenhuma possibilidade de acordo e não apresentou qualquer proposta. Foi dado um prazo de cinco dias para que a Cesan se manifeste quanto aos documentos apresentados pelo sindicato.
 
Os trabalhadores reivindicam reposição salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e correção do valor do tíquete-alimentação, dentre outros pontos. A categoria tem data base em maio. De acordo com o sindicato, desde o final de abril foram realizadas várias reuniões com representantes da empresa, todas sem sucesso.
 
Para o Sindaema, a direção da Cesan manteve a posição intransigente de não dialogar e apresentou como proposta simplesmente a manutenção dos benefícios atuais.
 
Além disso, os servidores apontaram que a Cesan é conduzida desde 2003 pela administração do atual governo e que o sindicato não concorda em transferir aos servidores os eventuais problemas de gestão.

Mais Lidas