sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Guardas de Vitória exigem que prefeito reveja localização de módulo na Ponte da Passagem

Os agentes comunitários de segurança de Vitória divulgaram, nesta segunda-feira (30), uma carta ao prefeito Luciano Rezende (PPS), apontando os problemas de gestão na Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) que colocam em risco a vida dos agentes.

O documento relembra o episódio em que tiros foram disparados contra a base da Guarda, localizada nas imediações da Ponte da Passagem, no dia 17 de maio, local apontado pelos agentes como impróprio para a instalação do módulo, dada a vulnerabilidade daquela do local.

Os agentes lembram que desde que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Vitória (Semsu) manifestou interesse em instalar um módulo no local, os trabalhadores já apontavam que a localização não era adequada. A constatação veio da experiência dos agentes no patrulhamento das imediações da Ponte da Passagem.

A Semsu, no entanto, insistiu na instalação do módulo na Ponte da Passagem, alegando que a localização daria mais visibilidade para a Guarda Municipal, sem levar em conta a segurança dos agentes.

Durante a noite, o entorno do módulo fica escuro demais para que os agentes identifiquem de onde vêm as agressões – sendo elas tiros ou pedradas. Além disso, o documento aponta que não há como a Guarda dispor de um efetivo de no máximo dez agentes distribuídos, quando muito, em quatro viaturas para permanecerem fixas em torno da base das 19 horas até o amanhecer sem os equipamentos necessários para o serviço.

Os agentes da Guarda também pontuam que a sensação de segurança não ocorre pela instalação de um módulo em frente a uma avenida com alto fluxo e ao lado de uma passarela ligando dois bairros, mas sim da presença nos bairros, atendendo aos munícipes na medida das condições.

Ao fim da carta, os agentes pedem que o prefeito reveja as escolhas feitas pela Semsu e tranquilize os guardas com uma decisão acertada.

Mais Lidas