sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Inspetores penitenciários atuam sistema sem armas e com coletes balísticos vencidos

O Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) denunciou que grande parte dos inspetores penitenciários da Secretaria de Estado de Justça (Sejus) atua sem coletes balísticos, ou com o equipamento com prazo de validade expirado, e sem armas. Os coletes constituem parte dos equipamentos de proteção individual (EPIs) dos inspetores e não podem ser compartilhados.

O uso do colete é indispensável para os inspetores no exercício da função e o uso deles fora do prazo de validade, aliado à falta de armamento, aumenta ainda mais os riscos da atividade.

O Sindaspes enviou ofício à Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP) questionando o descumprimento do procedimento padrão de acautelamento de armas para os inspetores que ingressaram recentemente no sistema prisional.

A resposta da DSP foi que foi aberto um processo de licitação para a aquisição de armamento, mas ele ainda não tem data de conclusão definida.

Quanto aos coletes, a Sejus informou que foram adquiridos menos de 500 equipamentos, por isso, foram enviados apenas quatro para cada unidade. Além de o colete vencido comprometer a segurança dos inspetores penitenciários, o compartilhamento deles é vedado também por questões de higiene. 

 
    

Mais Lidas