sábado, setembro 21, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Magistério de Vila Velha entra em greve no próximo dia 21

Os professores da rede municipal de Vila Velha vão entrar em greve no dia 21 de julho, conforme deliberação da assembleia do magistério, realizada na quarta-feira (1). A categoria não aceitou a proposta de reajuste de 6,5%, parcelada em três vezes, feita pelo prefeito Rodney Miranda (DEM). O reajuste seria pago nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, mas foi rejeitado pelos professores, que consideraram que o reajuste não repõe as perdas salariais.

A categoria pleiteia reajuste salarial de 13,99%, que contempla a reposição das perdas inflacionárias; e tíquete-alimentação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sindiupes) prepara o calendário de atividades dos professores durante a greve, além de esclarecimentos à população sobre o movimento.

O salário dos professores de Vila Velha é um dos piores da Grande Vitória e a categoria não tem reajuste há três anos. O índice de reajuste pedido pelos professores contempla somente o período de administração do prefeito Rodney Miranda. As perdas históricas, aquelas que não foram corrigidas ao longo dos anos, já chegam a 40%, desde 1994.

Além do baixo salário pago aos professores, também foram feitos cortes significativos nos planos de aplicação das escolas, com redução de verbas e desvalorização dos trabalhadores. Os professores querem a nomeação dos aprovados no concurso 002/12 e o retorno da gestão democrática, em que a comunidade escolhe diretores e coordenadores das escolas.

Mais Lidas