sexta-feira, setembro 20, 2024
22.7 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Petroleiros deflagram greve de cinco dias a partir desta segunda-feira

Os trabalhadores petroleiros do norte do Estado deflagraram greve nesta segunda-feira (1) em defesa dos campos terrestres de petróleo, que serão entregues para a iniciativa privada. A paralisação terá duração de cinco dias com o objetivo de barrar o desmonte da Petrobras.

Além das bases do norte do Estado, a greve dos petroleiros alcança bases de produção nos estados de Bahia, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte. Durante a greve, os trabalhadores vão ocupar as portarias das bases com faixas, com orientação que nenhum petroleiro entre para trabalhar.

O processo de cessão dos direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural teve início em março deste ano. Além da cessão dos campos terrestres, foi aprovada a venda de ativos de aproximadamente 100 concessões terrestres nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.

Os campos foram agrupados em polos de produção e, no Estado, a Petrobras vai entregar para a iniciativa privada o Polo São Mateus, com 14 concessões; Polo Fazenda São Jorge, Cancã e Fazenda Cedro, com nove concessões; Polo Lagoa Parda, com três concessões; Polo Gás, com quatro concessões; e seis concessões exploratórias.

Para o Sindicato dos Petroleiros do Estado (Sindipetro-ES), é necessário combater a venda dos ativos da empresa, já que nesses campos é possível desenvolver conhecimento em tecnologias, além da importância dos locais para os trabalhadores da empresa e para a região em que se localizam, trazendo desenvolvimento econômico e social.

Mais Lidas