sexta-feira, setembro 20, 2024
26 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Plenário do Senado aprova PLC que renegocia dívida dos estados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na sessão desta terça-feira (20) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 257/16, que renegocia a dívida dos estados. Pela proposta, os estados poderão ter o pagamento de débitos alongados por mais 20 anos, com descontos nas parcelas até julho de 2018 e novos indexadores.

O texto original da matéria sofreu forte resistência de sindicatos e entidades do movimento social por representar o desmonte dos serviços públicos. No entanto, durante a votação, foi retirada a proibição para criação de cargos, aumento para servidores que represente aumento de despesas e realização de concurso público.

O relatório do deputado Esperidião Amin (PP-SC) manteve apenas as condições da renegociação criadas pelos senadores e transferiu a criação de eventuais contrapartidas para as assembleias legislativas. Ele reconheceu, também, que a versão aprovada pela Câmara não deve ter o aval do governo federal.

Amin retirou a proibição de reajustes e criação de cargos enquanto vigorar o regime de recuperação e a determinação de que esse plano tenha medidas como aumento da contribuição previdenciária dos servidores e desestatização.

O projeto, que segue para a sanção, preserva a maior parte dos pontos aprovados pela Câmara em agosto, como a adoção, por dois anos, de um limite para o aumento dos gastos públicos, vinculado à inflação – medida semelhante à prevista para a União na Emenda Constitucional do Teto dos Gastos (EC 95/16).

Mais Lidas