sexta-feira, setembro 20, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Portuários do TVV deflagram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira

Os trabalhadores do Terminal Portuário de Vila Velha (Login-TVV) aprovaram uma nova greve, que vai ser iniciada na terça-feira (11), desta vez por tempo indeterminado. Os portuários já estão passando por uma paralisação de 96 horas, que termina neste domingo (8), mas vão deflagrar greve diante da intransigência da empresa em apresentar proposta decente.

Na manhã desta sexta-feira (7) houve uma reunião na Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) e, mesmo com a presença de um mediador solicitado pelo próprio TVV, a empresa deixou de apresentar proposta satisfatória aos portuários.

A empresa insiste em proposta de reajuste salarial de 6%, retroativo a março deste ano; na escala de trabalho operacional, manutenção da atual escala de três turmas, de 8 horas, com acordo de revezamento bimestral entre os turnos de trabalho; e abono compensatório de R$ 2,2 mil para os empregados que estavam lotados no turno ininterrupto de revezamento no dia 31 de julho de 2016 e migraram para o turno fixo – o abono não será devido aos empregados admitidos e dispensados após 1 de agosto de 2016. O abono é excepcional e exclusivo para o presente exercício, não se prorrogando para os demais, não integrando a remuneração para nenhum efeito e sem gerar direito adquirido.

Os portuários reivindicam reajuste salarial de 9,98%; tíquete alimentação de R$ 600; e escala em turno ininterrupto de revezamento de oito horas com uma hora de intrajornada, com três turmas, constituídas por seis equipes e, havendo necessidade, com a complementação através de trabalhadores portuários avulsos; além de adicional de turno de 15%.

Os trabalhadores estão insatisfeitos com a alteração nas escalas de trabalho, que foi feita de maneira unilateral para aqueles que estavam no turno de revezamento. A mudança nas escalas representou queda de cerca de 40% no rendimento de diversos trabalhadores, por conta da imposição do turno fixo.

Mais Lidas