sexta-feira, setembro 20, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Portuários rejeitam proposta do Login-TVV e mantêm paralisação

Os trabalhadores portuários do Terminal Portuário de Vila Velha (Login-TVV) rejeitaram a proposta da empresa em assembleia nesta quinta-feira (22) e seguem com a paralisação, iniciada na quarta-feira (21), até o próximo domingo.

Na 11ª reunião de negociação com o Sindicato Unificado da Orla Portuária do Estado (Suport-ES) a empresa propôs reajuste de 6%, retroativo a março de 2016; na escala de trabalho, a manutenção da atual escala de três turmas, de 8 horas, com acordo de revezamento trimestral entre os turnos de trabalho; e abono compensatório de R$ 2 mil  para os empregados que estavam lotados no turno ininterrupto de revezamento no dia 31de julho deste ano e migraram para o turno fixo até a data de assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho.

Os trabalhadores consideraram a proposta rebaixada e viram como abuso a empresa continuar a oferecer reajuste abaixo da inflação.

Os trabalhadores reivindicam reposição salarial de 9,98%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), enquanto a empresa oferece 6% retroativo a março.

Os trabalhadores também estão insatisfeitos com a alteração nas escalas de trabalho, que foi feita de maneira unilateral para aqueles que estavam no turno de revezamento. A mudança nas escalas representou queda de cerca de 40% no rendimento de diversos trabalhadores, por conta da imposição do turno fixo.

Esta é a terceira paralisação que os portuários fazem em um mês, sendo a primeira em 23 de agosto, por 24 horas e a segunda na última nos dia 15 e 16 de setembro. As principais reivindicações dos portuários são reajuste salarial decente e escala de trabalho mais humana.

Mais Lidas