sábado, setembro 21, 2024
28.3 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Reunião entre Sindsaúde e Sesa discute gratificação por insalubridade

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-ES) realizou mais uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para discutir a gratificação por insalubridade dos servidores públicos. Atualmente, o pagamento é pago por função e não por local de trabalho, dessa forma, não há uniformidade no pagamento. 
 
Durante a reunião, os servidores questionaram o porquê de servidores que atuam no mesmo local não receberem todos a gratificação. A Sesa alegou que os servidores recebem de acordo com o parecer técnico da Comissão de Insalubridade, que considera a função e não a atividade realizada. 
 
O Sindsaúde discordou, apontando que servidores que atuam nos mesmos locais de trabalho estão expostos aos mesmos riscos. 
 
Considera-se insalubre o trabalho realizado em contato com portadores de moléstias infecto-contagiosas ou com substâncias tóxicas, poluentes e radioativas ou em atividades capazes de produzir sequelas. No entanto, mesmo atuando nessas condições, nem todos os servidores têm direito à gratificação, já que ela se refere à função que exercem. 
 
Para o sindicato, um local de trabalho que não oferece condições mínimas de trabalho deixa os profissionais vulneráveis a doenças. 

Mais Lidas