As propostas da Vale representam perda de benefício aos empregados foram recusadas ainda na mesa de negociação. A empresa, que é a maior mineradora do planeta, propôs extinguir os serviços de implantodontia e ortodontia em troca de um abono de R$ 800.
Para o Sindfer, a proposta representa a Reforma Trabalhista, que entrará em vigor em 11 de novembro. No início das negociações s sindicatos garantiram da Vale o compromisso de não fazerem nenhuma alteração no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) à luz da Reforma Trabalhista, o que não ficou representado pela proposição de recuo em direitos.
Os sindicatos também tentaram avanços no auxílio-doença, pronto atendimento, uniformes, vales livro e cultura, reembolso educacional e de despesas médicas, mas não tiveram sucesso. As entidades também não conseguiram que a negociação avançasse em outros pontos da pauta, como o ganho real.
A próxima rodada de negociação entre representantes dos sindicatos e da Vale tem início nesta terça-feira (24) e segue até quarta-feira (25), também em Belo Horizonte. As reivindicações das categorias foram construídas diretamente com os trabalhadores através de pesquisas ou em assembleias, e também sugeridas pelas entidades que fazem parte da mesa de negociações. A expectativa é que a Vale, diante dos recordes de lucro, atenda aos pleitos econômicos e sociais.