sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Servidores da Saúde fazem assembleia para deliberar estado de greve nesta terça-feira

Os servidores estaduais da Saúde realizam, nesta terça-feira (25), uma assembleia para deliberar a possibilidade de instauração de estado de greve. Os trabalhadores já realizaram duas paralisações nos principais hospitais do Estado em busca de recomposição salarial dos últimos 12 meses, conforme a inflação do período; concessão do auxílio alimentação, que já tem decisão favorável da Justiça; regulamentação da mesa de negociação; e fixação da data base para o funcionalismo público.

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-ES) espera que servidores de todas as unidades da Grande Vitória compareçam ao ato público, por isso haverá  ônibus para o deslocamento dos servidores.

Além da questão salarial, os servidores também chamam a atenção para o sucateamento da saúde pública estadual e para a falta de condições de trabalho nas unidades.

A realidade nos hospitais estaduais é de pacientes sendo entubados no chão e medicados em pé. Internações no corredor seguem por dias e crianças são atendidas no colo das mães. Além disso, diversos equipamentos estão sucateados e há falta de material de trabalho e de medicamentos. Todos esses constrangimentos a que são submetidos trabalhadores e pacientes põem em risco os procedimentos realizados.

A assembleia dos servidores da saúde vai ser realizada em frente à sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá, em Vitória. Além do estado de greve, os trabalhadores vão deliberar sobre a assembleia geral permanente. 

Mais Lidas