sábado, setembro 21, 2024
28.3 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Servidores de Vitória vão às ruas em protesto nesta quinta-feira

Os servidores municipais de Vitória vão realizar um protesto nesta quinta-feira (5), em frente à sede da prefeitura e na Câmara de Vereadores contra a política de desvalorização imposta ao funcionalismo municipal. A manifestação também vai expor a política de privilégios a uma minoria na administração.

A manifestação vai reunir servidores de diversas áreas como educação, saúde e trabalhadores do quadro geral contra a sobrecarga de funcionários, fruto da política de cortes na secretarias.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi), Walesca Timóteo, o prefeito Luciano Rezende sequer repassou aos servidores as perdas inflacionárias deste ano, enquanto isso, mantém uma política de privilégios para alguns.

Ela aponta que o prefeito vem declarando na imprensa que vai pagar o 13º salário dos servidores, como se fosse um favor que faz aos trabalhadores. Além disso, ela acrescentou que enquanto a Câmara vai pagar abono natalino aos servidores, o Executivo sequer repassa a inflação do período aos servidores. “E ainda temos de ouvir de vereador que o dinheiro é da Câmara e ela faz o que quiser”, critiou Waleska.

O presidente do Sindsmuvi também aponta que o corte nas secretarias tem provocado a sobrecarga dos servidores, desvio de função e até mesmo deficiência na prestação de serviço.

Waleska salienta que a falta de bom-senso é tanta que em diversos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) as trabalhadoras terceirizadas que atuam nas cozinha, fazendo a merenda dos alunos, são obrigadas a atuar também na limpeza, ao mesmo tempo em que servem comida a crianças.

Mais Lidas