sexta-feira, setembro 20, 2024
21.6 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Sindicato convoca servidores a cobrarem revisão anual no Orçamento 2018

O governo do Estado vai disponibilizar para consulta pública a elaboração do Orçamento para 2018, abrindo um canal de sugestões. A consulta ficará disponível no site até o dia 2 de agosto.  Para o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES), é essencial que os servidores opinem e cobrem a revisão anual dos vencimentos e o auxílio alimentação pela plataforma.

Além da participação virtual, a entidade também reforça a necessidade de mobilização dos servidores para o comparecimento nas audiências públicas que a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) vai promover entre os dias 20 e 28 de julho fazer as mesmas cobranças.

As audiências acontecerão nos municípios de Boa Esperança, no norte do Estado, em 20 de julho; em São Gabriel da Palha, no noroeste, no dia 21; em Ibatiba, na região do Caparaó, em 26 de julho; em Santa Teresa, na região serrana, em 27 de julho; e em Guarapari, dia 28 de julho.

A revisão anual vem sendo negada pelo governo Paulo Hartung (PMDB) há três anos, sempre sob uma alegação diferente. Neste ano, o argumento governamental para negar a revisão é o fechamento da Samarco e uma ligeira nova redução no valor dos royalties do petróleo. Ainda assim, o chefe de Gabinete do governo, Paulo Roberto Ferreira, assumiu, em reunião com os sindicatos que representam servidores, que o governo fechará o ano com novo superávit.

Diante da nova negativa de concessão de revisão anual, as entidades que representam servidores fazem uma série de protestos no mês de julho. Nesta quarta-feira (5) o protesto foi em frente à Assembleia Legislativa, com distribuição de chuchus e sabão em pó. O chuchu foi entregue em alusão aos três anos sem revisão anual dos vencimentos e à falta de auxílio alimentação, já o sabão em pó é uma referência a “lavar a corrupção” no governo Paulo Hartung (PMDB).

A próxima manifestação será no dia 14 de julho, em frente ao Tribunal de Justiça do Estado (TJES); e a última do mês em 21 de julho, em frente à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

Mais Lidas