sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Sindipúblicos denuncia presidente da Comissão Processante da Secont

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES) notificou o secretário de Estado de Controle e Transparência (Secont). Marcelo Zenkner, sobre a conduta irregular do presidente da Primeira Comissão Processante da secretaria, Leonardo Gariglio Daher, na condução do rito dos procedimentos administrativos abertos contra servidores.

A entidade recebeu diversas denúncias que dão conta da conduta inapropriada dos processos. Os advogados do sindicato apuraram que a forma como os procedimentos têm sido conduzidos é arbitrária e constrangedora e causam prejuízos tanto aos servidores quanto à administração pública.

Dentre as irregularidades apontadas está a realização de oitivas de testemunhas sem a notificação do servidor e do patrono, o que prejudica a ampla defesa; instauração de sindicâncias sem a publicação no Diário Oficial; e descumprimento de prazos previstos na legislação.

O rito dos procedimentos abertos contra servidores segue o que preconiza a legislação estadual (Lei 46/94) e federal (8.112/1990), mas na Secont as legislações não estão sendo respeitadas.

O Sindipúblicos aponta que o descumprimento da legislação tem provocado prejuízo psicológico e emocional nos servidores que são alvo dos processos. Além disso, as irregularidades podem prejudicar até mesmo o trabalho da própria Corregedoria da Secont.

Mais Lidas