sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Trabalhadores da construção civil protestam por reajuste salarial

Os trabalhadores da construção civil realizaram, nesta segunda-feira (6), manifestações na Serra e em Vila Velha cobrando melhorias na proposta das empresas para a renovação do acordo coletivo da categoria. Na Serra, o protesto teve início na BR-101, na altura do bairro Laranjeiras e em Vila Velha nas proximidades do bairro Itapoã, seguindo até a Terceira Ponte.

Por volta das 11 horas a manifestação em Vila Velha foi encerrada. Os trabalhadores cobram reajuste de 10,67% – embora as perdas já acumulem cerca de 20% – mas os patrões oferecem apenas 6%, índice abaixo da inflação do período, que ficou em 9,9%.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado (Sintraconst-ES) alega que reconhece os momentos difíceis da economia ao pedir reajuste que apenas repõe os índices inflacionários, mas não pode abrir mão do preceito constitucional que assegura que os salários devem ser reajustados de acordo com, no mínimo, a inflação do período.

O Sintraconst também ressalta que nas campanhas salariais anteriores os ganhos reais e benefícios só foram concedidos depois de muita pressão por parte dos trabalhadores, ou seja, não partiu dos patrões. Na atual campanha salarial, os trabalhadores pedem apenas a manutenção das cláusulas sociais.

A entidade também aponta que se retirou da mesa de negociações depois do impasse com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-ES) para buscar intermediação pelo Tribunal Regional do Trabalho no Estado (TRT-ES). O Sintraconst entende que, desta forma, os trabalhadores poderão, pelo menos, a reposição do índice inflacionário, já que é tendência da Justiça do Trabalho exigir o mínimo constitucional para reajuste dos salários.

Mais Lidas