sábado, setembro 21, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Trabalhadores da indústria de álcool protestam na BR-101 norte

Os trabalhadores da indústria de álcool e açúcar paralisaram a BR-101, em Conceição da Barra, no norte do Estado, em protesto contra a falta de pagamento de salários e de benefícios por parte das indústrias da região.

Os trabalhadores descobriram que as empresas do grupo Infinity Bio-Energy – Cristal Destilaria Autônoma de Álcool S/A (Cridasa) e Infinity Agrícola S/A (Iasa), de Pedro Canário; Destilarias Itaúnas S/A (Disa) e Infinity Itaúnas Agrícola S/A (Infisa), de Conceição da Barra – estavam desmontando o maquinário e enviando para São Paulo.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Álcool do Vale do Mucuri (Sindialv), Elias Francisco Costa, os trabalhadores da Disa já têm sete cestas básicas atrasadas e dois meses de salários não pagos. Ele conta que a empresa Ouro Verde, que presta serviço na usina, já está recolhendo os materiais e deixando no local.

Elias acrescentou que as empresas de álcool estão demitindo os trabalhadores e não estão pagando seus direitos. Ele ressaltou que os próprios trabalhadores estão se ajudando, tamanha a dificuldade que enfrentam.

Além dos trabalhadores de Conceição da Barra, também paralisaram as atividades os de Nanuque, em Minas Gerais, e de Ibiraçu, no norte do Estado.

O sindicalista disse, ainda, que o protesto não tem hora para terminar e que os trabalhadores só voltam ao trabalho se houver chamada para mesa de negociação por parte das empresas.

Mais Lidas