sexta-feira, setembro 20, 2024
26 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Trabalhadores do Bradesco e Santader paralisam superintendências em Vitória

Os bancários do Santander e Bradesco paralisaram as atividades das superintendências dos bancos e das agências anexas nesta quinta-feira (8) contra a onda de demissões em curso nas instituições, que têm alcançado altos lucros mesmo em momento de estagnação econômica no País.

O primeiro ato público foi feito na Superintendência do Santander e na agência anexa, na Reta da Penha, em Vitória. Já a agência do Bradesco paralisada juntamente com a Superintendência foi a do Centro da Capital. Às 8 horas foi feita uma conversa com os empregados das instituições e a partir das 10 horas os representantes dialogaram com os clientes dos bancos.

O objetivo da ação foi chamar a atenção da sociedade para o momento de incerteza política e instabilidade de direitos constitucionais. Para o diretorn do Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários), Fabrício Coelho, apesar de as manifestações e atos públicos não impedirem o desmonte operado pelos bancos privados nem a retirada de direitos expressa por matérias que tramitam no Congresso Nacional, é preciso tocar os trabalhadores e a população em geral para o momento político atual e a necessidade da greve geral, em construção pelos trabalhadores.

O Santander anunciou lucro de R$ 5,3 bilhões no terceiro trimestre de 2016, o que representam alta de 6,7% em relação ao mesmo período de 2015. Ainda assim, o banco fechou 2.495 postos de trabalho no Brasil.

Já o Bradesco tem intensificado a política de demissões, assédio moral e fechamento de agência. Nos primeiros nove meses deste ano, o lucro da instituição foi de R$ 12 bilhões. No entanto, entre setembro de 2015 e o mesmo mês de 2016, o banco já cortou 4.790 postos de trabalho e o fechamento de agências deve ampliar este número.

Durante o processo de com­pra do HSBC, o Bradesco ha­via descartado a possibilidade de fechar agências. No entanto, o anúncio do encerramento de unidades já era esperado pelos representantes dos trabalhadores bancários.

Mais Lidas