O colegiado decidiu que a Nestlé, que adquiriu a Garoto há 15 anos, deve vender as marcas Serenata de Amor, Chokito, Lollo e Sensação para outro concorrente de pequeno ou médio porte para que a venda da fábrica com sede em Vila Velha seja aprovada pelo Cade. Ainda há outras marcas que tiveram venda determinada, mas os nomes são mantidos em sigilo.
O envio do documento foi proposto pelo vereador Anadelso Pereira (PSDC), que é funcionário da Garoto há 27 anos, e ratificado pelos outros vereadores da Câmara. Para o vereador, o envio do documento é uma medida preventiva, já que, caso sejam vendidas as linhas de produção dos bombons Serenata de Amor e Caribe, produzidos em Vila Velha, invariavelmente haverá demissões em massa, impactando negativamente a economia do município.
O documento foi encaminhado ao Cade na última semana e pede mais transparência nas deliberações do colegiado, melhor comunicação do órgão com o município; um posicionamento mais firme contra o fracionamento dos produtos da Garoto; e a manutenção dos empregos e da posição estratégica da empresa no Estado, após décadas de tradição.