Retorno do Capitão Assumção à Assembleia Legislativa tem afagos e exaltações eleitorais
Nomes
Na lista de agradecimentos e de visitas recebidas no Quartel da Polícia Militar em Maruípe, Vitória, Assumção exaltou o senador Magno Malta, presidente estadual do PL, e o deputado federal Gilvan da Federal. Disse que não citaria todos, para não esquecer de ninguém, mas acabou acrescentando o ex-prefeito de Vila Velha e ex-deputado Neucimar Fraga (PP).
Ué…
O deputado também contou que assistiu, preso, à sessão especial que aprovou a revogação de sua prisão, pela TV Ales, autorizado por Marcelo Santos. “Hun”, inusitado, não?!
Corrente
Após o discurso inicial de Assumção, que teve espaço concedido antes da ordem do dia, os deputados realizaram algumas votações e o assunto voltou à tona. Passaram na corrente de saudação a ele, além de Marcelo, os correligionários do PL, Polese, Danilo Bahiense e Callegari, Alcântaro Filho (Republicanos), Coronel Weliton (PTB), Dary Pagung (PSB), Theodorico Ferraço (PP)…
Elogios de sobra
Tudo isso sempre com aparte concedido ao próprio Assumção, para comentar e corresponder aos comentários dos colegas. Só alegria!
Distâncias
Os únicos quatro parlamentares que votaram contra a revogação não apareceram ao microfone nesta segunda: Camila Valadão (Psol), Iriny Lopes (PT), João Coser (PT) e Tyago Hoffmann (PSB).
Vai explicar…
Como já analisei aqui, da bancada do PSB, do governador Renato Casagrande, quem Assumção e o PL querem eliminar, somente Hoffmman assumiu essa posição. A pergunta que não quer calar: os eleitores de Dary e Janete de Sá entenderam o voto a favor do deputado de oposição, preso por descumprir medidas cautelares impostas pelo órgão máximo da Justiça?
Vai explicar II…
Os esforços dos deputados, também como tratado neste espaço, foram para oferecer elementos capazes de justificar a decisão, como feito no relatório apresentado por Lucas Scaramussa (Podemos), e minimizar os possíveis impactos à imagem. Mas como a história vai bater em cada base eleitoral… ainda veremos!
Campo aberto
Em Linhares, norte do Estado, as previsões são otimistas para Scaramussa com essa relatoria. Por lá, Bolsonaro levou com folga o pleito presidencial em 2022, abrindo terreno fértil para o deputado, que é candidato à prefeitura. Se souber capitalizar…
Nas redes
“(…) fui cobrado para que ‘tivesse cuidado’ com a decisão que seria tomada pelo Parlamento. A pergunta que fica é: que cuidado eu deveria ter? O único cuidado que eu tive e tenho sempre que ter é de cumprir a Constituição e as leis do meu país (…)”. Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa.
FALE COM A COLUNA: [email protected]