sexta-feira, setembro 20, 2024
23.3 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Cabo de guerra

A semana promete no campo da disputa à presidência da República no Espírito Santo. Poucos dias antes dos protestos das “Mulheres Unidas contra Bolsonaro” em vários estados, marcado para o sábado (29), que por aqui se ampliou da Capital para São Mateus e Aracruz, mais uma pesquisa Ibope/Rede Globo divulgada na noite dessa segunda-feira (24) causou burburinho. Bolsonaro permanece à frente, porém estacionado em 28%, e Fernando Haddad (PT) manteve seu crescimento, atingindo 22%. Diante do cenário de riscos e já próximo das eleições, somado a um movimento de artistas que ganhou as redes sociais nesse final de semana com gravações de vídeos contra o fascismo e o retrocesso, a campanha de Bolsonaro busca estratégias para resistir. Na manhã dessa segunda, foi realizada uma carreata em favor do presidenciável em Vila Velha, com a presença anunciada do apresentador de TV, Ratinho, que, no entanto, não aparece nas fotos divulgadas da atividade. Os personagens principais foram o senador Magno Malta (PR) e sua mulher Lauriete (PR), além do candidato ao governo do PSL, Carlos Manato. No mesmo dia, também começou a se espalhar uma convocatória para outro ato, “Mulheres com Bolsonaro”, no domingo (30), que pretende atravessar a Terceira Ponte e se diz apartidário. Em poucas palavras: “salve-se quem puder!”.

 

Verde e amarelo

O convite para as “Mulheres com Bolsonaro” anuncia: “Vamos parar a Grande Vitória”. A concentração é às 13 horas, no Posto Moby Dick, na Praia da Costa. As organizadoras pedem para ir “de preferência, vestidas de rosa, mas pode ser verde e amarelo também”. Qualquer semelhança com o período “Fora, Dilma”…

 

#elenão

Já o ato das “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”, resultado de forte mobilização nas redes sociais que já dura dias, tem concentração às 14h de sábado, na Praça do Papa, em Vitória. De lá seguirá em caminhada até o monumento marco Vitória 360º. “Camisetas são livres, de preferência Brancas ou roxas/lilás”, afirma o convite, reforçando, também, que não é uma mobilização ligada a partidos políticos.

 

#elenão II

O mesmo movimento se repetirá em São Mateus, norte do Estado, com concentração na Rodoviária, às 13h. No caso de Aracruz, a mobilização das mulheres será mais cedo, às 9 horas, na sede do município.

E o PT?

Também no final de semana, a Nacional do PT determinou a realização de Caravanas nas cidades-polo para levantar a candidatura de Haddad. A programação local, porém, ainda não foi anunciada.

 

Números

No País, segundo o Ibope, atrás de Bolsonaro e Haddad vem Ciro Gomes (PDT), com 11%, e Geraldo Alckimin (PSDB) logo em seguida, com 8%. Já a pesquisa Futura/Rede Gazeta mostrou o quadro presidencial no Estado: Bolsonaro permanece na liderança, com 34,6%, mas quem mais cresceu no período também foi Haddad (passou de 5% para 16,3%).

Números II

O que chama atenção em relação às intenções de votos dos capixabas é a queda livre de Marina Silva (Rede). Estava na segunda posição, com 15%, e caiu para 4,1%. A presidenciável faz, assim, caminho inverso do seu candidato ao Senado, Fabiano Contarato, que cresce em ritmo acelerado.

Colado

Contarato, como já sinalizava o mercado político nos últimos dias, alcançou os senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB). A briga é muito boa. 

‘Missão’

Aliás, diante desse cenário de ameaça, Magno colocou Bolsonaro para gravar um vídeo pedindo compreensão aos capixabas pela ausência dele no Estado nesse período. Diz ele que a missão é nobre: fazer sua campanha.

Passo à frente

Ainda na pesquisa Futura, na corrida ao governo, quem finalmente subiu foi Carlos Manato, atingindo a senadora Rose de Freitas (Podemos), que permanece parada em 8% desde o início do processo eleitoral. Mas Renato Casagrande (PSB) continua inatingível: 56,8%. Está cada vez mais difícil a partida nao acabar no primeiro turno.

PENSAMENTO:

“Quem é temido, teme: não pode ficar tranquilo quem é objecto do medo alheio”. Sêneca

Mais Lidas