Domingo, 19 Mai 2024

Cada um na sua?

casagrande_leonardo_sa-6 Leonardo Sá
Leonardo Sá

"Não temos o compromisso de estarmos juntos, não somos uma federação". A frase do governador Renato Casagrande em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta segunda-feira (14), trata das eleições de 2024 e a aliança PSB-PT no contexto geral, mas cabe perfeitamente ao cenário atual registrado no Espírito Santo, mais precisamente na Capital. Ao contrário da expectativa do PT de ter o apoio público não só do PSB mas também de Casagrande ao palanque do deputado estadual João Coser, movimentos recentes sinalizam a possibilidade de candidatura própria, o que deve ser comunicado nos próximos dias, com o nome do deputado estadual Tyago Hoffmann. A situação não é exclusiva do Estado. Um exemplo é São Paulo, onde a deputada federal Tabata Amaral (PSB) quer disputar a prefeitura, enquanto o PT vai apoiar Guilherme Boulos (Psol). Casagrande defende que, "em eleições de dois turnos, não tem problema nenhum termos duas candidaturas". É o que se projeta igualmente para Vitória, com a profusão de nomes no páreo, assim como ocorreu em 2020. Dia desses, Hoffmann postou foto ao lado do presidente do PP, Da Vitória, com a legenda: "Alinhando as pautas dos nossos mandatos e discutindo o futuro do Espírito Santo, em especial da Capital". O PP, embora da base aliada de Casagrande, até que se prove o contrário, caminhará no próximo ano com Pazolini, da oposição. A mesa de negociação, como se vê, está mais do que aberta!

Cada um na sua II?
Enquanto as peças se movem em sentidos diferentes, Coser agradece, nas redes sociais, a presença do presidente do PSB de Vitória, Fabricio Pancotto, no encontro estadual da corrente Alternativa Socialista do PT. Na ocasião, o senador Fabiano Contarato analisou os cenários políticos estadual e nacional e o grupo de Coser definiu metas para o projeto eleitoral.

Cortes
Na mesma entrevista, Casagrande voltou a apontar como "ruim para a política" o presidente Lula tirar espaços de partidos aliados que ajudaram a sustentar sua candidatura em 2022. Em nome da aliança com o Republicanos e PP, estão ameaçados os ministérios comandados por Geraldo Alckmin – também vice-presidente - de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e de Márcio (França), de Portos e Aeroportos.

Cortes II
O governador considera natural que Lula amplie a participação de outros partidos, afinal, precisa ter apoio no Congresso Nacional, mas defende que há outros espaços sem vínculo político que podem ser debatidos. De olho nos desdobramentos!

Aliança
Na Serra, lideranças do Republicanos, PSD, DC e PMB saíram de evento conjunto na última sexta-feira (10) exaltando união, compromisso pela mudança e luta contra a perpetuação no poder da alternância de mais de 30 anos entre o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e o antecessor Audifax Barcelos (sem partido). O projeto tem como cabeça de chapa o deputado estadual Pablo Muribeca (Patri), que deve se filiar ao Republicanos.

Mais um
Assim como o PP, o ninho tucano já antecipou declaração pública de apoio à reeleição de Euclério Sampaio (União) em Cariacica. O anúncio foi feito nas redes sociais pelo presidente estadual da legenda, Vandinho Leite, após reunião com o prefeito e o vice-governador, Ricardo Ferraço. Como disse aqui em outros momentos, Euclério quer disputar com frente ampla e tem sido tratado por lideranças como unanimidade no município.

Já vi esse filme
Por falar nisso, que guerra no PSDB de Vila Velha, hein?! A eleição do diretório foi cancelada, o ex-prefeito Max Filho rasgou o verbo contra o comando do partido no Estado, e o próximo passo deve ser uma debandada. Não é a primeira vez e, tudo, indica, nem será a última!

Já vi esse filme II
Max, como se sabe, tem interesse em tentar retornar à prefeitura em 2024. Já o PSDB tende a compor com o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). Na falta de ter o aval partidário para a empreitada, deve se abrigar no Solidariedade.

Impasses
O deputado estadual Zé Preto (PL) foi anunciado como candidato à Prefeitura de Guarapari na sessão da Assembleia desta segunda, pelo colega de plenário José Esmeraldo (PDT). O nome dele já era citado nos bastidores, mas teria conflitos partidários na história, já que ele não faz oposição ao governo do Estado e, portanto, não quer erguer o palanque com essa marca.

Visita
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, recebeu de Casagrande, nesta segunda, a Comenda Jerônymo Monteiro, maior honraria concedida pelo executivo estadual. Carmem Lúcia participou de Aula Magna do curso de Pós-Graduação da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado (PGE), realizada no Palácio Anchieta, Vitória.

Nas redes
"(...) Vamos seguir firmes na caminhada em defesa da democracia, do fortalecimento das nossas bases e na construção de um projeto que dê sustentação ao governo do presidente Lula e amplie a nossa presença nas câmaras municipais de vereadores e prefeituras do nosso Estado (...)". João Coser, deputado estadual pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Caminhos de 2024

Em meio a nova rodada de ensaios do PSB na disputa à prefeitura da Capital, lideranças do PT sentam-se à mesa...
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/caminhos-de-2024

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/