domingo, janeiro 5, 2025
24.9 C
Vitória
domingo, janeiro 5, 2025
domingo, janeiro 5, 2025

Leia Também:

‘Cidade cloroquina’

Vereador convoca moradores de Vila Velha para exigir tratamento precoce: “15 médicos estão ‘aptos’ em seis unidades de saúde”

Redes sociais

“Exija o Protocolo do Tratamento Precoce em unidades de Saúde de Vila Velha”. A convocação é do vereador Romulo Lacerda (PSL) e circula pelas redes sociais desde essa quarta-feira (7), inclusive por meio de presidentes de associações de bairros. O material informa a conclusão de “três capacitações, atingindo 15 médicos, para atuação no tratamento ambulatorial (fase 1)”, apontadas como iniciativa de uma Comissão Voluntária de Enfrentamento à Covid, que, segundo ele, sem citar nomes, é formada por uma equipe multidisciplinar de médicos, sanitaristas, epidemiologistas, gestores de saúde e até engenheiros. Os profissionais apontados como “aptos a realizar o atendimento da população com efetividade” atuam nas unidades de Santa Rita, Terra Vermelha, Vila Garrido, Vale Encantado, Coqueiral de Itaparica e Jardim Marilândia. O avisa, ainda, que os medicamentos – cloroquina e ivermectina – estão disponíveis pela prefeitura. Arnaldinho Borgo (Podemos), de fato, autorizou o protocolo no último dia 18 de março, passando a integrar a reduzida lista de municípios que defendem o tratamento precoce, que não tem qualquer comprovação científica e, inclusive, tem sido motivo de sucessivos alertas de especialistas de pioras no quadro. A investida segue a estratégia e narrativa política do presidente Jair Bolsonaro, que está em guerra contra governadores, enquanto o País vive o pior momento da pandemia e clama pela agilidade na vacinação. Depois de Vitória, capital campeã no recebimento de medicamento desse tipo, Vila Velha, que já é líder do Estado em óbitos (mais de mil) e casos (49,3 mil), também corre atrás do título de “Cidade Cloroquina”.

Perfil
O vereador em primeiro mandato, Romulo Lacerda, se descreve nas redes sociais como “terrivelmente cristão e conservador. Anti comunista [sic] e com o pavio extremamente curto pra petista”. Na foto de perfil, “Bolsonaro 2022”.

Outro lado
Ele foi eleito com 1,6 mil votos em 2020, ocupando a 14ª posição entre 17 vagas. Assim como os bolsonaristas do Estado, faz publicações exaltando o presidente e contrárias ao governador Renato Casagrande (PSB) e às medidas de restrições. Atua, porém, desalinhado ao partido ao qual pertence, que saiu das mãos do grupo de Bolsonaro no Estado e, desde o início do ano passado, está próximo do governador.

Topo do ranking
O tratamento precoce em Vitória deu à cidade o rebatismo como “Capital da Cloroquina”, em matéria nacional divulgada pela Piauí. Até metade de março, o município tinha recebido 54 mil comprimidos de difosfato de cloroquina, quantidade que seria suficiente para medicar 15% dos moradores ao menos uma vez. O número foi a liderança entre as capitas do País e expôs a contradição com a elevada taxa de óbitos em comparação com a média nacional.

Topo do ranking II
O dado considerou apenas as entregas feitas pelo Ministério da Saúde, sem levar em conta repasses e compras que possam ter sido feitos pelos governos estaduais e municipais. Vitória adotou a cloroquina e ivermectina no tratamento da Covid em julho do ano passado, gestão de Luciano Rezende (Cidadania). O atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também é defensor do protocolo.

Articulações
O encontro virtual que reuniu o ex-presidente Lula e o PSB, nessa terça-feira (6), deu prosseguimento aos movimentos iniciados pelo presidente nacional da legenda socialista, Carlos Siqueira, tão logo o petista teve sua elegibilidade recuperada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), há um mês. O partido, que estava ainda sem destino para 2022, recalculou a rota.

Articulações II
Desta vez, segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a conversa contou ainda com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o governador Renato Casagrande, que é secretário-geral do PSB, o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB), e o deputado Paulo Teixeira (PSB-SP). O tema anunciado foi a construção de uma “frente em defesa da democracia” e medidas para o enfrentamento da pandemia.

Articulações III
Nessa fase sem destino, o PSB Nacional, depois de procurar um “outsider”, anunciou uma possível candidatura de Casagrande à Presidência da República, o único quadro partidário com destaque como oposição a Bolsonaro hoje, devido às diferenças gritantes na condução da pandemia. A jogada do nome no mercado, porém, não rendeu, muito menos convenceu.

Articulações IV
O governador é considerado candidatíssimo à reeleição em 2022 e nada mudou por aqui depois da movimentação da Nacional. Único efeito, mais do que esperado, é que, desde então, o assunto é explorado por adversários para desgastá-lo, apontando interesses políticos nas ações relacionadas à pandemia, e, agora, por se “aliar a Lula”.

Nas redes
“Para ter liberdade religiosa, é preciso antes se manter vivo. Diante da onipresença de Deus, a fé pode ser comungada à distância, ao menos nesse momento gravíssimo, sem qualquer prejuízo. A decisão do STF protege a vida!”. Fabiano Contarato, senador.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas